terça-feira, 27 de março de 2012

Entrevista com o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer



Ontem, dia 26/03, assisti a entrevista com o arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, no Programa Roda Viva, da TV Cultura. Os temas abordados foram: Campanha da Fraternidade 2012 (saúde pública); mudanças recentes na configuração religiosa do Brasil; catolicismo atual,  trânsito entre religiões e os problemas que a Igreja Católica vem enfrentando com a perda de fiéis tanto aqui como em outros países.

Na bancada do programa estavam o jornalista Mario Sergio Conti,  Fernando Coelho (jornalista e poeta), reverendo Aldo Quintão (responsável pela Catedral Anglicana de São Paulo), Sandra Duarte de Souza (professora da Universidade Metodista de São Paulo, doutora em Ciências da Religião), Luciana Garbin (editora do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo) e Ivan Martins (editor-executivo da revista Época) e o cartunista Paulo Caruso.

Durante a entrevista fiquei impressionada com o massacre das perguntas feitas para o Cardeal . Muitas, na minha opinião, ofensivas. Não parecia um debate e sim um repúdio a Igreja (vários questionamentos incisivos que tinha como objetivo denegrir a imagem da Igreja Apostólica Romana para os telespectadores). E diante desse cenário, o Cardeal foi excelente nas respostas, teve uma sabedoria incrível para responder cada pergunta - todas inspiradas pelo Espírito Santo. Nessa entrevista, percebi o quanto o ser humano quer ferir o outro. O objetivo era colocar o cardeal contra parede sem dó e piedade. Triste e lamentável! Tirando isso, gostei muito da postura do Cardeal, falou com serenidade, segurança e sabedoria. Não tem jeito, o demônio quer destruir a imagem da Igreja que o apóstolo Pedro ajudou a construir, mas isso jamais vai ocorrer sem a permissão de Cristo Jesus.  

Os vídeos da entrevista ainda não foram colocados, mas acredito que até o final da semana está no site da emissora: http://cmais.com.br/videos

Nenhum comentário:

Postar um comentário