quarta-feira, 7 de março de 2012

SERENIDADE



"Serenidade é graça de não perder a paz, mesmo quando a agitação parece ser a única saída. Serenidade é a capacidade de se manter na mansidão, na tranquilidade, na paz de espírito, especialmente nos momentos mais difíceis. Serenidade é aprender a se comportar sem se contaminar pelo espírito de derrota''. 
(Livro: Saborear a vida).

" Serenidade é a virtude que nos faz manter a calma em qualquer circunstância. Com ela é possível dialogar sem receio de propor as próprias idéias. Normalmente mostramos agressividade para defender nosso território como fazem os animais.

A virtude da serenidade dá forças para acolher o diferente, dar espaço ao outro e a suas opiniões. Mesmo discordando. Não perde o equilíbrio nos relacionamentos com as pessoas e nos desencontros da vida.

Dá-nos controle sobre nós mesmos, não como uma tampa na pressão, mas como uma válvula que desafoga os humores que nos prejudicam no relacionamento e nas tomadas de decisão.

Dá-nos força para enfrentar as questões e situações complicadas e difíceis, sem perder o equilíbrio. Às vezes nós nos afogamos num copo d’água e até mesmo numa gota.

O sentimento que mais nos deve ocorrer é que estamos nos braços do Pai, como reza o salmo: “Eu me acalmo e tranqüilizo, como uma criança amamentada no colo da mãe” (Sl 131,2). A graça do Espírito Santo forma em nós este coração.

- Conta-se que S. Francisco de Sales era sereno e manso com as pessoas. Sua natureza, contudo, era de um homem colérico. Educou-se. Dizemos que, conversando, a gente se entende. Forçar as pessoas a suportar nosso mau humor, é demonstrar arrogância. Ser sereno é ser feliz e fazer os outros felizes. "
(Fonte: Pe. Luiz Carlos, redentorista)

Oração da Serenidade

Senhor, concede-me a serenidade de aceitar as coisas que não posso mudar; a força e a coragem de mudar as coisas que posso mudar; a sabedoria de distinguir a diferença. Vivendo um dia de cada vez; gozando de um momento de cada vez; aceitando a adversidade como o caminho para a paz; abraçando, como Ele mesmo fez, este mundo de pecados assim como é, e não como eu desejaria que fosse; confiando que Ele ajustará tudo se me conformo à sua vontade; que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele para sempre na próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário