terça-feira, 20 de março de 2012

O vale dos ossos secos



Queridos, essa leitura do Livro de Ezequiel é impressionante. Trata-se de uma imagem fantástica: o profeta se encontrava diante de um panorama de desolação: um antigo vale cheio de esqueletos, formados no deserto por um longo tempo. Neste cemitério, os corpos perderam suas peles e suas carnes. Eram agora apenas ossos, ossos secos. Ezequiel não fala sobre os ossos secos; Ezequiel fala aos ossos secos. O povo estava no exílio. O povo não aguentava mais esperar. Palavras não bastavam mais. O povo olhava para sua história e se via separado de Deus e disperso por várias nações.

Deus com seu amor deu VIDA a todos aqueles ossos. Para você que, muitas vezes, perde a fé, a esperança em Deus, esse texto vai encorajá-lo a enfrentar as dificuldades por um único motivo: Deus tem autoridade sobre nós, Deus renova o nosso coração, o nosso íntimo, curando todos os nossos males físicos e psíquicos. Deus nos dá a vida novamente, nos faz um homem novo e nos ensina viver uma vida dedicada a Ele. Essa leitura merece reflexão: 

" Eu senti a presença poderosa do Senhor, e o seu espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muito mesmo, e estavam completamente secos. Então o senhor me disse:  
- Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi:  Senhor, meu Deus, só tu sabes se podem ou não. Ele disse: 
- Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que deem atenção à mensagem do Senhor. Diga que eu, o Senhor Deus, estou lhe dizendo isto: " Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor."
Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar. Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos.
Então o senhor me disse:
- Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar esses corpos mortos a fim de que vivam de novo.
Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército.
O Senhor me disse:
- Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas onde o meu povo está enterrado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra, Aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Prometi que faria isso e farei. Eu, o Senhor, falei. " ( Ez 37, 1- 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário