terça-feira, 3 de abril de 2012

Por que os católicos não leem a Bíblia ?




Hoje vou falar de um tema que gosto de refletir: porque os católicos não leem a Bíblia? Falo dos católicos, porque sou católica e vivo nessa igreja. Não posso negar, os evangélicos ganham de 1000 a zero nesse quesito. Fico impressionada com o conhecimento que eles possuem, com o estudo biblico e a formação diária que eles adquirem. Há 2 anos estava sentada com um evangélico (um colega) em uma mesa e ele me disse: " Adoro falar sobre a biblia com católicos, porque eles não conhecem. Eles não sabem discutir e debater por falta de conhecimento." Na hora aquilo não soou muito bem e fiquei enfurecida, mas com 15 minutos de conversa vi que ele estava falando a mais pura verdade. Ele falava com tanta propriedade sobre as passagens da bíblia que ficava envergonhada e pensava: Meu Deus, eu não conheço a Bíblia. Eu não conheço esse livro que Cristo "deixou" para mim. Naquele dia refleti tanto, que pensei: fui catequizada, fiz primeira comunhão, crisma, participei de vários encontros jovens, tinha a bíblia, (sempre ficava fechada dentro da minha gaveta - quase nunca era aberta) e não sabia 1% que aquele evangélico sabia. Senti vergonha? Muita. Fiquei constrangida? Totalmente. Daí me perguntei: que tipo de católica eu sou, meu Deus?! É importante ter a humildade de se enxergar. E naquele momento eu estava me enxergando: as minhas falhas, a minha vida e o tipo de relação que tinha com Deus.

É incrível. Estamos acostumados a ir apenas à missa nos domingos (o mínimo do mínimo de um cristão), escutamos as leituras, o evangelho daquele dia, a homília do padre e achamos que isso é o SUFICIENTE.  Que hipocrisia!!! Depois voltamos para casa mergulhar na rotina mundana. Que tristeza! Que mediocridade! Agora eu pergunto: Como podemos dizer que professamos uma fé sem conhecê-la? Como é possível amar aquilo não conhece? Como distinguir o bem e o mal se não conhecemos a Verdade? 

Passei uma época da minha vida questionando muita coisa. Várias coisas devem ser mudadas e para serem mudadas, antes de tudo, devemos ter consciência do problema. E fazer a seguinte pergunta: não lemos a bíblia por qual motivo? Foi falha da Igreja?  Na minha opinião: sim. Os erros de décadas e décadas podem ser consertados; a didática e a metodologia podem ser mudadas. É isso que devemos acordar: mudar a metodologia. Já está mais que na hora despertar em nossas crianças o desejo da leitura bíblica. Catequizar desde pequeno com uma outra didática, um outro enfoque. Estimular desde cedo. Despertar desde cedo. É isso que está faltando em nossa religião: estamos fracos na fé, estamos fracos no conhecimento e consequentemente estamos distante de nosso Pai. Manusear a bíblia é fundamental - estudar e refletir as passagens bíblicas, conhecer a fundo o que Cristo ensinou, conhecer a sua história.  Tornar a leitura um hábito diário. Da mesma forma que comemos, dormimos e descansamos. Mudar essa cultura que está tão enraizada. E por estar enraizada estamos cegos e não vemos o problema. Se vemos, não sabemos como agir diante desse cenário.

Bom, depois daquela impacto forte que tive (conversa com o evangélico) tudo mudou na minha vida. A Bíblia saiu da minha gaveta, as folhas deixaram de ficar endurecidas e a cada dia aprofundo nos ensinamentos de Cristo. Se não posso mudar essa cultura hoje em um todo, mudarei a minha forma de agir, de evangelizar. E se possível, despertarei todos os católicos que estão cegos e imaturos na fé, perdendo a oportunidade aqui na Terra de ter em mãos o livro que vai mudar a sua história de vida aqui e na eternidade. 

Hoje entendo perfeitamente a importância daquele gesto, quando via aquelas placas nas àrvores, nos postes da cidade escrito: Leia a Bíblia. E hoje falo para todos vocês: Não percam tempo, LEIAM A BÍBLIA!!!!

24 comentários:

  1. Perfeito!
    Espero que esse seu depoimento possa mudar a rotina de muitas pessoas, inclusive a minha!
    A Bíblia na linguagem de hoje ajuda a conseguirmos isso! Não há mais a desculpa de não ler a bíblia porque a linguagem é difícil!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Talvez vc esteja falando de alguns que não leem. Porque sou Católica e leio a biblia e não tenho a necessidade de gravar pra debater e descobrir quem sabe mais, ao contrário procuro entender o que é dito pra mim do pouco que leio (pois não tenho tudo gravado e na ponta da língua), apesar de ler todos os dias, posso assim dizer. Seu questionamento título eu respondo com: Muitos católicos "não leem", porque tah ajudando um irmão necessitado, tah se doando a crianças em hospitais, azilos, orfanatos, pessoas pobres (Irma Dulce, Madre Tereza, e tantos outros não tão conhecidos)... Digo católicos de verdade, que vivem a religião e que lembram que Jesus disse amai a Deus sobre todas as coisas e amai-vos uns aos outros como eu vos amei, e que tudo que fizerem a um dos necessitados é a ele que estamos fazendo e que Deus quer amor, obdiência e não o sacrificio, não que ler a biblia seja um sacrificio, mas chega a ser cruel e diferente do que Cristo ensinou, quando não tiramos os olhos da biblia com alguém sofrendo e precisando de atenção e amor bem ao nosso lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que desculpa mais esfarrapada de não ler a bíblia, todos temos tempo pra ler a bíblia não vem com essa palhaçada não de "não tenho tempo pra ler a bíblia pois estou ajudando os pobre e etc.." é la na bíblia que temos instrução de viver cada dia melhor para deus!!!!

      Excluir
    2. Estamos indignados aqui em casa pois, com tanta orientação maravilhora que a Bíblia nos mostra, e que na igreja católica Jamais iríamos saber ..tanta idolatria, e desinteresse da palavra de Deus e dos seus mandamentos. Por favor queridos não querendo ofender , mas abram os olhos para o que vem apenas da Bíblia e não há tradição de homens. Procurem saber , abram a mente e veja que só Jesus salva e que deveremos seguir seus ensinamentos e não de pastor, padre...etc

      Excluir
    3. Tudo bem que revemos ajuda os necessitados.. mas devemos tirá um tempo pra ler o que Deus deixou pra nois. Como cristo mesmo fala nem só de pâo vive o homem mas de toda a palavra de Deus.. pois cristo ele encentivou nois a lermos




      Excluir
    4. Para os católicos que fala que ler a bíblia pega sua bíblia que está escondida e abri na página do Êxodo 20: ao 17 Os dez mandamentos e Salmos 115: ao 18 Deus é os ídolos leia 1 Coríntios 6:9,10,11 versículos mas vcs tem que ler na Bíblia pastoral leia amém Jesus te ama tu é tua família bom dia 13/09/19 essa e a data que vcs vai ver com outros olhos sobre Jesus o Filho do Deus altíssimo amém Jesus te ama e eu também em Cristo Jesus amém

      Excluir
    5. Camila Fernandes vc falou que ler a bíblia eu acho que não leia na Bíblia PASTORAL Êxodo 20:ao 17 Os dez mandamentos e Salmos 115:ao 18 Deus é os ídolos leia 1 Coríntios 6:9,10,11 está e a data que vc conheceu o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo 13/08/19 leia Jesus te ama tu é tua família bom dia

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O problema que há pasagens na Bíblia que contradizem com certas questões existentes na tradição religiosa talvez seja por esse motivo que não há insentivo a leitura por parte dos líderes de certa denominações, e outras que incentivam mais por estarem de acordo com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, depois que os apóstolos de Jesus Cristo foram mortos pelo povo judeu e pelos romanos, o Imperador romano e seus conselheiros apoderaram-se da Bíblia, fazendo muitas modificações nela. Constantino, um imperador pagão e idólatra queria dizimar os cristãos e acabar com a fé cristã, para que ele fosse considerado o único rei do povo já que ele não aceitava Cristo nesta posição, mas quanto mais eles decapitavam, mais e mais cristãos iam surgindo, até que um dia Constantino percebeu que precisava bajular o povo porque assim eles o apoiariam. O plano era oficializar a religião cristã no Império Romano do Ocidente para recuperar algumas das terras que foram tomadas pelos germânicos, MAS É CLARO, mesclando a religião pagã romana, onde havia deuses para tudo com o propósito de desviar as pessoas da única fonte de salvação e socorro que é o Pai Celestial e Jesus Cristo. Ora, o verdadeiro propósito não era o de salvar as pessoas, mas torná-las súditas do poder Romano em uma época de tantas conquistas territoriais. Orações repetidas que não deixassem as pessoas abrirem o coração para Deus também foram planejadas. A interpretação e leitura da Bíblia cabia somente à Igreja, razão pela qual a maioria de seus seguidores não têm o hábito pessoal de ler as escrituras. E assim nasceu a Igreja Católica Apostólica ROMANA. Muitas pessoas hoje seguem a Igreja por não conhecerem suas artimanhas ou por comodismo. Não são pessoas ruins, na verdade elas se esforçam, mas não aceitam ouvir nada melhor.

    ResponderExcluir
  9. O texto de Andrea Dias é um excelente testemunho para os catolicos. Já enviei para um amigo católico que não tem o hábito de ler a Bíblia. Fui católico de nascimento e hoje sou evangélico. Posso afirmar que só consegui entender a Bíblia depois de minha conversão. A Bíblia é um livro espiritual. Para entender é necessário a presença do Espirito Santo. Para receber o Espírito , o Consolador,é preciso nascer de Novo. Quem não nascer do Espírito vai achar a Bíblia um livro confuso. Portanto quem tiver dificuldade na compreensão das Palavras de Deus deve ficar preocupado e se perguntar: será que estou salvo em Cristo?

    ResponderExcluir
  10. "e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará." (João 8:32)

    ResponderExcluir
  11. O senhor Jesus Cristo,usou a Andréa Dias para que através dela, muitos que se dizem cristãos mais não conhecem os ensinamentos de Cristo,passarem a conhecer lendo a bíblia...
    ......lEIAM A BIBLiA.......

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto. Passei por isso também. A rádio que eu gostava virou gospel e justo nesse horário tinha um estudo bíblico. Comecei a ouvir e pra minha surpresa estava tudo la. Assim que aos 40 anos conheci Deus, seu plano e Jesus que eu achava que conhecia. Teve um momento que tive que escolher ou continuava católica ou acreditava na Bíblia, começando em êxodo 20, os dez mandamentos. Preferi Deus. Hoje como muitos que começam a ler a Palavra de Deus frequento uma igreja evangélica Batista. Foi estanho no início mas sou cada vez mais apaixonada por Jesus. A BÍBLIA é um manual de instruções para a vida e está bem mais perto que pensamos. Que Deus abençoe a todos.E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    João 8:32

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei ler a bíblia, com 17 anos, quando era seminarista, não segui em frente, hoje na minha casa, a bíblia, é um livro aberto. Aprendi muito, e leio-a todos os dias. A bíblia fechada, é um livro, ela aberta, é a boca de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Você ê homem ou mulher ? Só por curiosidade , pois você às vezes diz ," fui católica" , depois ,"fui católico" , "seminarista"...

    ResponderExcluir
  15. Muito bom texto! Penso exatamente assim, é como se vc estivesse falando por mim... Decidi mudar minha vida e sem querer a Bíblia entrou nesse caminho de mudança pra mim, eu entendi q eu ñ sabia nem um pingo do q Deus e Jesus Cristo tm como missão, apenas o fato de me adentrar neste assunto já está mudando minha vida completamente, e não pense q é ladainha não, é fato. Eu me sinto mais encorajada, meu trato cm as pessoas está diferente, minha mente abriu, eu tenho mais ânimo e produtividade no trabalho, parece q eu tô correndo pro meu sonho e não engatinhando ou rastejando mais como antes... A bíblia, os ensinamentos da vida está mudando minha própria vida. Sou católica e gosto disso, acredito mto nos santos e não qro nunca deixar de acreditar tbm... Gratidão!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia anjos revestidos de carne. Eu não tenho religião. Comecei ler a Bíblia recentemente, sei de cor os Salmos; 23; 91 e 121. A leitura não é fácil e em alguns momentos dá vontade de desistir. Percebi que a leitura da Bíblia não é para todos! No Brasil você compra uma Bíblia com muita facilidade, em Sebos e já vi pessoas jogando fora. Tenho seis Bíblias para comparação. Uma médica meu orientou ler Provérbios como leitura diária dia primeiro ler Provérbios 1, dia 2 ler Provérbios 2 assim por diante, muito bom. Se um Católico ler principalmente o Velho Testamento muita coisa vai mudar em sua vida.

    ResponderExcluir