quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012



Há pessoas que vivem isoladas, mas dentro dos seus corações existe muito "barulho" de emoções e inquietações. No entanto, sem o silêncio interior, é impossível escutar Deus.

Achamos que uma oração somente pode ser feita por meio de palavras, mas o próprio Magistério da Igreja ensina que há três expressões de oração:

  • Oração Vocal: Deus fala ao ser humano por meio de Sua palavra, e é sem dúvida por meio de palavras que nos dirigimos a Ele. Essa é uma forma de expressão indispensável para a vida cristã, tanto que Jesus nos ensina uma oração vocal, o Pai Nosso. Na oração vocal, as palavras não precisam ser necessariamente verbalizadas. Podemos Falar com Deus no silêncio do nosso coração. Quem canta, reza duas vezes, conforme afirmou Santo Agostinho. De fato, o canto litúrgico dá força as palavras, valoriza a linguagem, demonstra e estimula a unidade dos fiéis.
  • Meditação: é sobretudo uma procura. O espírito procura compreender o porquê e o como da vida cristã, a fim de aderir e responder ao que o Senhor pede. Essa prática exige recolhimento e, habitualmente, recorre-se à ajuda de um texto. A meditação deve atualizar o texto e trazê-lo  para dentro da nossa realidade. Meditar é uma forma de encontrar a resposta àquela pergunta fundamental que devemos fazer sempre: " Senhor, o que queres que eu faça?". O mais importante é escutar os apelos de Deus no coração.
  • Oração mental ou contemplação: é aquela em que separamos tempo para estar a sós em silêncio, na companhia do Senhor. A oração mental busca "Aquele que meu coração ama". É jesus e, n`Ele, o Pai. Falamos e o Senhor nos escuta, e também responde, colocando em nossa mente sentimentos e ideias referentes ao que lhe dissemos. Para essa verdadeira comunhão, não basta apenas silenciar o exterior, temos de aquietar o nosso interior. 

Toda oração requer determinação e disciplina. É preciso reservar tempo, começando com dez minutos, e cumprir esse compromisso à risca. Nada de fazer o que alerta Santo Inácio: " Hoje, você se propõe a rezar cinco minutos e o Diabo te faz rezar quatro, amanhã faz rezar três, depois dois, depois nada."

Ore até orar de verdade !!!




Fonte: Livro 20 passos para a paz interior. Pe Reginaldo Manzotti

Um comentário:

  1. Dois textos ótimos sobre oração. Estava precisando ler isso nesse período da quaresma.

    ResponderExcluir