quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fortalecimento da fé





Uma das coisas que tenho procurado todos os dias é fortalecer a minha fé, tentar ouvir a voz Deus. Como é difícil - é um trabalho árduo, mas no final você encontra o maior tesouro. Hoje estou buscando essa proximidade com Jesus. Quando olho ao meu redor, vejo um mundo tão vazio e esse mundo nunca me preencheu. Aqui tudo é uma ilusão - a falsa sensação de felicidade. Procuro, sem parar, essa luz que nos inunda para sempre.

Uma vez li em um livro que "ouvir a voz de Deus" significa ter fé. Mas não qualquer tipo de fé. Para alcançar a paz interior e ser verdadeiramente feliz, não basta meramente acreditar na existência de Deus, achando que tudo se resolverá. É preciso que nossa vida espiritual esteja realmente preenchida por Sua misericórdia presença.

Indistintamente, todo ser humano busca a fé. Alguns com medo, outros com entrega total. Isso porque a fé é um dom gratuito de Deus, oferecido a todos os homens. Por outro lado, ela é como uma semente e precisa ser cultivada. Quando nascemos, Deus planta essa "matriz" em nossa essência como um potencial, que ainda não é ato. Já no batismo, a fé como virtude sobrenatural nos é infundida. Cabe a nós dar condições para o seu florescimento, o que requer algumas atitudes importantes. Ou seja, a fé é um dom de Deus que não caminha separadamente da vontade humana, pois, da mesma forma que acreditamos porque Deus assim o permite, igualmente acredita se não quiser.

O autor de Hebreus é simples e objetivo ao afirmar que fé é certeza (11,1). Certeza do que se espera, do que ainda não se vê. E essa fé só pode ser encontrada dentro do homem, ela é uma característica humana. Contudo, para que ela surja em nós há um caminho: ouvir uma palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, como Paulo afirmou em sua carta aos romanos (10,17). E como ela faz diferença... o mesmo Paulo afirma, parafraseando o profeta Habacuque, que o justo viverá pela fé. Na vida do cristão a fé, que é gerada nele por uma palavra de Deus, consiste no fundamento de sua vida.

A oportunidade de crescer espiritualmente é sair do quarto escuro e enxergar a luz - depende não só da graça, mas também de nós mesmos. E os principais combustíveis que fortalecem a fé são: a palavra de Deus, a oração, a caridade, a esperança, os sacramentos da Igreja, a obediência, o diálogo com Deus.

Ainda tenho que caminhar bastante ... cada dia tento subir um degrau!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário