quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cuidado com as fofocas!!!



"É falta de juízo ir confiando logo nos outros; quem peca prejudica-se a si mesmo. Quem tem prazer na maldade será condenado, mas quem detesta os mexericos não terá tantos prejuízos.
Nunca repita um boato e assim você não terá do que se arrepender. Não conte um boato nem aos seus amigos, nem ao seus inimigos, a não ser que, ficando calado, você prejudique alguém; nesse caso você deve contar. Se você contar sem necessidade, alguém que estiver perto poderá ouvir e acabará odiando você.
Você ouviu um boato? Que a sua boca seja um túmulo! Coragem! Você não vai estourar por causa disso!
Um tolo que tenta guardar um boato é como uma mulher sofrendo dores de parto. Um boato que um tolo não pode espalhar dói nele como uma flecha fincada na sua perna. Se você ouvir dizer que um amigo agiu mal, vá falar com ele; é bem possível que ele não tenha feito nada; mas, se for verdade, ele não errará de novo.
Se você souber que um vizinho disse qualquer coisa que não devia, vá falar com ele; é bem possível que ele não tenha dito nada; mas, se for verdade, ele não vai dizer de novo. Se falarem mal de um amigo seu, vá falar com ele, pois muitas vezes, tudo é pura calúnia.
Não acredite em tudo o que você ouvir. Muitas vezes, a gente diz tolices sem querer; será que já houve alguém que nunca pecou com as suas palavras? Antes de processar seu vizinho, vá falar com ele; deixe que a Lei do Deus Altíssimo resolva o caso." (Eclesiástico 19, 4- 17).